Tropa de Elite * Crítica

2 10 2007

 

Tropa de Elite Radiografia de um Brasil doente

Todo brasileiro está farto de ser vítima da violência e do crime. Temos que sair à rua com cuidado, olhando para os lados, com medo do próximo – a quem não deveríamos temer, mas amar como a nós mesmos. Afinal, cada pessoa pode ser um assaltante, um seqüestrador, um estuprador. Agora, a mais nova vítima da criminalidade no Brasil é o longa-metragem ”Tropa de Elite”. Violentado pela pirataria, inundou as esquinas das ruas mais movimentadas das grandes cidades nas mãos de camelôs que vendem cópias ilegais por R$ 5. O prejuízo para os realizadores é imenso. Conheço dezenas de pessoas que já assistiram ao filme em casa, ilicitamente, e, por incrível que pareça, ouvi até pastores confessarem que já viram o filme em cópias piratas. A situação é grave.

A estréia de ”Tropa de Elite” seria em novembro, mas o vazamento foi tão devastador que os realizadores tiveram de correr para lançar o filme nos cinemas em 05/10. Veja a nota oficial divulgada para a imprensa:

Tropa de Elite 1Apesar de não ter estreado ainda, ‘Tropa de Elite’ se tornou foco de debate através de jornais, revistas, TV e na Internet. Por conta disso e da pirataria que espalhou pelo país cópias de uma versão inacabada do filme, a Zazen (produtora do filme) em conjunto com a Universal Pictures (co-produtora do filme) decidiram hoje antecipar a estréia nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo (capitais e interior) para o dia 5 de outubro, próxima sexta-feira. Nas demais cidades, o filme estará nos cinemas em 12 de outubro, distribuído pela Paramount Pictures, quando chegará a cerca de 250 cópias.

Originalmente, o filme estrearia somente em novembro e todo o calendário de pós-produção estava montado para essa data. Foi um árduo trabalho de toda a equipe no Brasil e nos Estados Unidos para conseguirmos essa nova antecipação. Infelizmente, por questão de tempo para produção das cópias, não será possível a antecipação em todo o Brasil. Esperamos que o público que gostou da versão inacabada de ´Tropa de Elite´ goste também no cinema, mídia para a qual foi concebido e produzido. Zazen Produções e Paramount Pictures

Tropa de Elite 2”Tropa de Elite” mostra um Brasil em conflito. É um filme violento, com mortes e sangueira. Os diálogos são praticamente feitos de palavrões. Mas, contrariando o que normalmente tenho por norma – recomendar que não se veja filmes com esse tipo de conteúdo -, acredito que esta produção deve ser vista por todos, desde que sejam maiores de idade. Por quê?

Mudanças só ocorrem depois que se diagnostica que existe um problema e apontam-se soluções para ele. Esconder o mal só serve para mascarar a doença até que esteja disseminada, incontrolável e pondo todo o corpo em estado terminal. Mesmo que a aparência da ferida seja repugnante, é um sacrifício que se faz em busca da cura.

Tropa de Elite 3

“Tropa de Elite” expõe o lado sujo e convalescente do Brasil. Revela uma Polícia Militar corrupta e um Batalhão de Operações Especiais assassino. Em vez da lei criminal, a lei do cão é a que vale.

É preciso olhar o inimigo nos olhos caso se deseje enfrentá-lo. Por isso, se você tem mais de 18 anos, compre o ingresso legalmente, ore a Deus, tome um antiácido e vá ao cinema ver ”Tropa de Elite”. Mas não pare por aí. Depois da sessão, debata, discuta e tente apontar soluções. Quem sabe um dia, com a ajuda do Senhor e com nossas ações, teremos um Brasil sem crimes ou, pelo menos, sem cópias piratas de DVDs pelas ruas. Já seria um ótimo começo.

Maurício Zágari Tupinambá
Equipe CINEGOSPEL

Cotação: BomCotação: BomCotação: Bom

[veja o trailer]

 

About these ads

Ações

Information




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: