Babel * Crítica

29 05 2007

No elenco, Brad Pitt, Cate Blanchett e Gael Garcia Bernal. Na direção, o mexicano Alejandro González Iñarritu (de ”21 Gramas”). Se nomes de peso bastassem para levar alguém a ver um filme, ”Babel” teria sucesso garantido. Mas essa produção tensa e, às vezes, difícil de se ver tem outros predicados. Exibida pela primeira vez no Festival de Cannes deste ano, traz no título bíblico uma analogia entre a confusão dos povos na Torre de Babel e as dificuldades de relacionamento nos dias de hoje. O filme retrata essa realidade em quatro histórias passadas em países diferentes, mas que se interligam a partir de uma tragédia. Simples atos bem-intencionados deflagram eventos chocantes. [veja o trailer]

Cotação: excelente

Eu conversei sobre a produção com a jornalista especializada em cinema Renata Boldrini, que esteve em Cannes e assistiu a ”Babel” em primeira mão.

 

Babel - Renata Boldrini

Qual é sua opinião sobre o filme?

Renata – É impossível ficar indiferente a ele. “Babel” joga na nossa cara o que a globalização pode trazer de bom e, principalmente, de ruim. Filmaço! Saí da sessão em Cannes tocada pela história.

Qual a relação da Torre de Babel bíblica com a Babel do título?

Renata – O filme retrata as diferenças de culturas, as dificuldades de relacionamento e de diálogo entre elas, as dificuldades até de se entender a si mesmo na própria cultura, a intolerância.

Você entrevistou o elenco do filme. De tudo o que disseram, o que mais chamou a sua atenção?

Renata – O Gael Garcia Bernal contou uma história de quando era criança. Disse que onde é a fronteira entre México e EUA havia antes um parque, o Parque da Amizade, onde ele brincava. Americanos e mexicanos circulavam livremente, só havia uma linha imaginária. Hoje há um muro e pessoas de cara emburrada dos dois lados. Ele contou isso com os olhos cheios d´água.

(Publicado originalmente pelo colunista Maurício Zágari Tupinambá na coluna Cinevídeo da revista ENFOQUE GOSPEL)

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: