O Caçador de Pipas * Crítica

14 01 2008

O caçador de pipas Poster O que o cinema tem de melhor

Existem muitos tipos de filmes. Mas, entre todas as divisões e subdivisões, podemos separá-los basicamente em dois grupos: aqueles a que assistimos e não fazem diferença alguma e aqueles que nos tocam profundamente e deixam uma marca. “O caçador de pipas” pertence a este último grupo. Forte, emocionante e profundo, o longa-metragem é cinema com ”C” maiúsculo.

O caçador de pipas 1O filme é tão impactante que os meninos que o protagonizaram tiveram de fugir do Afeganistão, depois de terem sido ameaçados por seus compatriotas. Isso porque uma cena de abuso sexual enfureceu parte da população islâmica local. O lançamento do filme foi adiado em seis semanas para dar tempo suficiente para a mudança dos atores-mirins para fora do país. Como o best-seller em que é baseado, “O caçador de pipas” mostra três décadas de conflitos no Afeganistão e gira em torno da amizade de Amir, um garoto rico (interpretado por Zekiria Ebrahimi, que hoje tem 11 anos), e Hassan, filho de um serviçal pobre. Na cena que gerou polêmica, Hassan (vivido por Ahmad Khan Mahmoodzada, hoje com 13 anos) é violentado numa viela por um fortão da área. As conseqüências deste ato geram toda a tônica da produção.

O caçador de pipas 2“O caçador de pipas” é um filme para adultos, com temas que vão do abuso sexual infantil a atrocidades de guerra, passando pelo sistema ultraortodoxo islâmico do Talebã. Mas o que mais pesa na balança é a discussão sobre amizade e a profundidade da trama, digna de palmas numa época em que a carência de boas histórias é suprida com efeitos especiais em profusão. O filme mostra que o perdão e a possibilidade de mudanças são não só possíveis no mundo de hoje, mas algo que engrandece o ser humano e o aproxima do ideal de comportamento que Deus traçou para nós.

Moralmente, o longa-metragem é impecável. Embora a cena do estupro possa causar um grande mal-estar, é essencial para a construção do todo. Deixar de assistir a este filme é perder uma grande oportunidade de desfrutar daquilo que o cinema tem de melhor.

Maurício Zágari Tupinambá
Equipe CINEGOSPEL

Cotação: ÓtimoCotação: ÓtimoCotação: ÓtimoCotação: Ótimo

[Veja o trailer]

Anúncios

Ações

Information

One response

14 01 2008
* * * C I N E G O S P E L * * * Cinema do ponto de vista cristão †

[…] O caçador de pipas […]




%d blogueiros gostam disto: