A morte de George W. Bush * Crítica

13 02 2008

A morte de um Presidente George W. Bush morreu!

Durante uma visita a Chicago para um encontro com líderes locais, o atual presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, é atingido por um tiro. Ele morre cinco horas depois. O assassinato causa comoção nacional e internacional e um documentário é feito para contar a história do crime, os eventos que o antecederam e suas conseqüências. É este filme que chega aos cinemas do Brasil.

Seria trágico… se não fosse tudo mentira.

A morte de George W. Bush 1O documentário na verdade é uma obra de ficção. O presidente Bush vai bem, obrigado, e nada disso aconteceu. Mas poderia acontecer. E, caso acontecesse… como seria? O que aconteceria? Que debates despertaria? É para responder a essas e outras perguntas que o diretor Gabriel Range misturou imagens de arquivo reais com seqüências de ficção produzidas e entrevistas com assessores e outros personagens inexistentes para criar uma obra que poderia convencer os mais desavisados. Sem tomar posições políticas ou se posicionar em termos morais, o cineasta constrói uma competente obra de jornalismo-mentira.

A morte de George W. Bush 2O longa-metragem não traz muitas considerações religiosas, além da menção a conflitos em países islâmicos. Fala de desobediência civil, conflitos raciais e sensacionalismo, mas fica na esfera social e política, sem entrar em assuntos pertinentes à Igreja. Fora, é claro, a quebra do quinto mandamento.

O filme não é genial. É fraco. Não traz grandes sacadas além de sua premissa. E, como narrativa, chega a cansar em muitos momentos. Mas está no nível de documentários verídicA morte de George W. Bush 3os medianos exibidos em canais de TV a cabo. Exibido no Festival de Cinema do Rio em 2007, provocou pouca reação nas platéias além da indiferença. O assassinato do homem mais poderoso do mundo daria certamente origem a diversas elocubrações e debates. Mas, no final das contas, a sinopse é mais empolgante do que o filme em si.

Maurício Zágari Tupinambá
Jornalista e professor de Teologia
Equipe CINEGOSPEL

 

Cotação
Anúncios

Ações

Information

One response

13 02 2008
* * * C I N E G O S P E L * * * Cinema do ponto de vista cristão †

[…] A morte de George W. Bush […]




%d blogueiros gostam disto: