As crônicas de Nárnia – Príncipe Caspian * Crítica

5 06 2008

principe-caspian-poster.jpg Aslam vive!

Mil anos se passaram na terra de Nárnia, mas apenas um transcorreu no nosso mundo. Os antigos reis e rainhas Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia precisam retornar ao seu reino para livrá-lo de invasores, os terríveis piratas telmarinos. Mais uma vez, eles contam com a imprescindível ajuda do leão Aslam. O resto da história está em ”As crônicas de Nárnia – principe-caspian-1.jpgPríncipe Caspian”, segunda adaptação para as telas da série de livros que o autor cristão C. S. Lewis escreveu para ensinar conceitos fundamentais do cristianismo a crianças e adolescentes, na forma de fábulas heróicas. Este é uma daquelas produções que são bom entretenimento, trazem mensagens positivas e ainda podem ajudar a ensinar verdades bíblicas às crianças.

principe-caspian-2.jpgNo primeiro episódio, a analogia com a história de Jesus era clara: depois de uma traição promovida por um dos meninos, Aslam – que prefigura o Leão de Judá – entrega-se à humilhação, tortura e morte nas mãos de seus inimigos para salvar seus súditos. Mas ele ressuscita e derrota a bruxa má, que simboliza Satanás. Desta vez, o segundo episódio da série (publicado originalmente em 1951) aborda outros temas fundamentais da fé cristã. Um deles é o da apostasia, quando os conquistadores telmarinos tentam eliminar os narnianos e sua cultura. A fé em um Deus que é invisível é outro assunto explorado, pois três das crianças não conseguem enxergar Aslam; só quando crêem que Lúcia o está vendo é que também passam a vê-lo.

Dirigido por Andrew Adamson (de ”Shrek” e do primeiro filme da série “Nárnia”), a nova produção traz o mesmo elenco de atores principais, incluindo Liam Neeson (de ”A lista de Schindler”) como a voz de Aslam principe-caspian-3.jpge a vencedora do Oscar de Atriz Coadjuvante deste ano por ”Conduta de risco”, Tilda Swinton, como a feiticeira. O filme chega às telas com seis meses de atraso, mas com muito fôlego, depois que ”As crônicas de Nárnia – O leão, a feiticeira e o guarda-roupa” faturou mais de 700 milhões de dólares nas bilheterias. E promete, uma vez que a adaptação de outro livro da saga, ”A viagem do peregrino da alvorada”, já está confirmada. Enquanto esse não chega, não perca ”Príncipe Caspian”. Diversão garantida com uma boa mensagem.

.

.

Maurício Zágari Tupinambá
Jornalista
Professor de Teologia Prática e Filosofia

CotaçãoCotaçãoCotaçãoCotaçãoCotação

[veja o trailer]

Anúncios

Ações

Information

2 responses

5 06 2008
* * * C I N E G O S P E L * * * Cinema do ponto de vista cristão †

[…] As crônicas de Nárnia Príncipe Caspian […]

9 08 2008
* * * C I N E G O S P E L * * * Cinema do ponto de vista cristão †

[…] ● As crônicas de Nárnia – Príncipe Caspian […]




%d blogueiros gostam disto: